Há um meses, ao chegar a casa depois de um dia de escola, lembrei-me de fritar um ovo para comer como lanche. Depois ao jantar comi arroz de marisco e algures entre esse dia e o anterior comi chocolate.
Pois, já sei o que estão a pensar "Uou que doida, fez uma mistura explosiva." E estão certas, mas a verdade é que eu como de tudo e ás vezes faço estas misturas sem pensar duas vezes.
Depois do jantar estava na sala a ver televisão e comecei a sentir as orelhas quentes e logo de seguida veio a comichão. Mais tarde comecei a ficar com muita comichão nas costas e cocei sem saber o que era. Como já não estava a aguentar de tanta comichão e dor ao mesmo tempo e pedi ao meu irmão que me coçasse as costas (sim a comichão era insuportável não havia como não coçar).
Quando o meu irmão me viu as costas ficou assustado pois eu tinha muitas borbulhas, e então fiz de tudo para não coçar. Mais tarde a comichão alastrou-se pelo corpo, olhei para os braços e estava cheia de manchas horríveis, comecei a pesquisar na net e acabei por encontrar uma reação alergica chamada Urticária que pelas fotos era a mais parecida com os meus sintomas. Comecei então a ler sobre o assunto e comecei a chorar não só pelas de dores e comichão mas principalmente de medo pois na net diziam que a urticaria crónica pode ficar durante vários meses e mesmo depois de "se ir embora" podia voltar a qualquer momento, e a urticária aguda (que era a mais semelhante aos meus sintomas) podia ficar apenas durante umas horas ou dias, mas que era a pior pois era bastante perigosa e tinha de se ter bastantes cuidados.
A minha mãe disse para eu ter calma e tentar dormir, e no dia seguinte ia ao médico.
Assim foi, quando acordei vi que as manchas tinham desaparecido, tinha ainda alguns "riscos" na pele devido ao inchaço das borbulhas. Mesmo assim fiz questão de ir á médica.
Contei á minha médica de família o que se tinha passado na noite anterior e aquilo que julgava ter sido a causa (todos aqueles alimentos altamente alérgicos em apenas um dia) e ela confirmou a minha suspeita.
Ela disse que provavelmente não iria haver problemas e receitou-me uns anti alérgicos.
Nesse dia a médica disse para não ir á escola por 3 dias, e então nesse dia aproveitei para sair com o meu pai.
Fomos almoçar a casa dos meus avós e apesar dos cuidados que a minha avó teve na confecção do almoço, assim que acabei de comer comecei a senti de novo muita comichão, mas desta vez até na cara fiquei com borbulhas.
Como eu já estava a desesperar (mesmo!) o meu pai foi comigo imediatamente comprar os anti alérgicos para eu tomar. Depois de os tomar comecei a sentir-me melhor mas mesmo assim continuei com a pele muito sensível, com manchas e vermelha. Estava muito calor o que beneficia o aparecimento das borbulhas e dos seu sintomas devido ao sangue aquecer.
Esse dia foi horrível, o seguinte já foi melhor embora tivesse ainda alguma comichão, embora pouca.
No terceiro dia em que eu podia ficar em casa, decidi comparecer apenas a Educação Física pois é a minha disciplina preferida e ainda por cima estávamos a aprender uma nova coreografia. Expliquei o que se tinha passado ao meu professor e disse que como o meu sangue ia aquecer podia desencadear um novo "ataque" da malvada urticária, e caso isso acontecesse teria de parar automaticamente e ele compreendeu.
Fiz a aula normalmente, embora de vez enquando sentisse uma pequena comichão, mas nada de especial, mesmo assim andava sempre a pedir aos meus colegas que caso vissem alguma borbulha avisarem-me logo. Mas felizmente não voltei a ter uticária até hoje, e deixem que vos diga meninas, fico bastante feliz por isso pois acreditem que é algo muito horrível, e olhem que eu não estou só a falar da parte estética mas sim da comichão infernal e das dores insuportáveis.
Bom eu sei que este post é muito extenso mas achei que seria importante e útil partilhar, pois pode acontecer a qualquer um.
Para terem uma noção, eu nunca fui alérgica a nada (pelo menos que se conheça), mas como o ovo, marisco e chocolate são alimentos bastante "sensíveis" e alérgicos, juntos são uma mistura explosiva e o mais provavelmente é acontecer o que aconteceu, ou seja URTICÁRIA!
Agora deixo-vos algumas fotos das várias fazes, embora sejam fotos tiradas no primeiro dia, do segundo dia tenho apenas uma foto que tirei no posto médico pois reparei que as minhas mãos estavam muito inchadas e vermelhas (quase qu nem conseguia tirar a aliança de namoro, fiquei com uma grande marca). Dos outros dias com pena minha não tirei fotograficas, a desespero era tanto que eu nem me lembrei disso.
(Cliquem nas fotos para aumentar)
(Costas) (Na primeira foto é uma vista geral, na segunda é aproximado) Estas são as manchas iniciais, começam pequeninas e depois parece que se unem e formam borbulhas grandes. |
(Costas) Esta foto é de uma fase mais avançada tirada cerca de uma hora depois da foto anterior. Como podem ver, as borbulhas alastraram-se e formaram uma grande borbulha. |
(Mão) Esta foi a foto tirada no hospital, não tive nenhuma borbulha as mãos, apenas uns vermelhões, chomichão e inchaço. |
Informação: A uricária começa com umas pequenas borbulhas, mas ao longo dos minutos/horas, unem-se e alastram formando grandes borbulhas que parecem manchas. As borbulhas são duras, se lhes tocarem com o dedo fica lá marcada a impressão digital.
As borbulhas são da cor da pele e ao tocarem com o dedo fazendo pressão, ficam "brancas" na area que tocarem mas depois volta ao normal.
As borbulhas nunca estão no mesmo sítio, por incrível que pareça elas mudam de lugar.
Concelhos: Se estiverem com estes sintomas não fiquem stressadas nem corram ou fiquem ao sol, pois se o sangue aquece, acontece o mesmo que com o veneno, espalhasse mais rapidamente e a comichão/dor é ainda mais insuportável.
Não cocem e não comam alimentos considerados alérgicos, tentem ficar calmas e distraiam-se a ver televisão ou até mesmo a dormir é difícil ficar calma eu sei, mas é o melhor a fazer.
Se tiverem comichão peguem numa pouco de papel higiénico e passem levemente pela zona, é uma táctica que a minha mãe me ensinou quando eu tive varicela aos 4 anos, assim evitam que as borbulhas se alastrem ou infeccionem, previnem feridas e marcas/cicatrizes.
Bom, acho que é tudo.
Quanto aos anti-alérgicos que tomei, não me lembro dos nomes mas também não é importante visto que caso tenham algum destes sintomas, devam recorrer imediatamente a um posto médico, e lá receitaram os medicamentos mais adequados ao vosso caso e vos aconselharam muito melhor que eu, visto que existe vários tipos de urticária, o meu, felizmente foi passageiro.
Bem espero que tenha sido útil, e caso alguém que esteja a ler este post e esteja com estes sintomas ou urticária, desejo as melhoras rápidas :)
Beijinhos :)
Sem comentários:
Enviar um comentário